Se não consegue visualizar este e-mail na sua totalidade clique aqui
3rd IAC Global Award for Scientific Contribution to Conscientiology

English | Espa˝ol | PORTUGU╩S

3.º Prêmio Global IAC para Contribuição Científica em Conscienciologia

INFORMATIVO DE PROCEDIMENTOS E RESULTADOS

 


INTRODUÇÃO

Prezados colegas de pesquisa e estudiosos da consciência:

Temos o prazer de informar que o processo de avaliação das obras mentalsomáticas submetidas ao 3º Prêmio Global IAC para Contribuição Científica em Conscienciologia está concluído e encerrado.

Com o objetivo de assegurar a neutralidade das avaliações, os nomes dos membros da comissão julgadora, bem como a estratégia adotada para a avaliação das obras foram realizadas em total confidencialidade. Nem mesmo os membros da comissão julgadora sabiam quem os outros membros da banca eram.

Para garantir um melhor padrão na classificação de obras, o Departamento de Pesquisa e Comunicação Científica da IAC estabeleceu um rigoroso protocolo, com um conjunto de procedimentos, que é mencionado abaixo para o seu conhecimento.

Este documento informa o ganhador do prêmio e também apresenta comentários relevantes sobre os resultados finais e as especificações sobre a ficha de avaliação, concedendo, assim, a maior transparência possível para o Prêmio Científico IAC.


DIRETRIZES UTILIZADAS PELO COMITÊ CIENTÍFICO PARA ANÁLISE E AVALIACÃO DOS TRABALHOS:

POLÍTICA GERAL

  • O Prêmio Científico IAC homenageia pesquisadores que publicaram trabalhos que fizeram avanços teóricos ou empíricos significativos em qualquer subdisciplina da Conscienciologia. Portanto, cada trabalho tem sido classificado com base no seu valor para a ciência da consciência, independente da importância que poderia ter tido (ou tem) em qualquer outro campo da ciência.
  • O "tamanho" do trabalho não foi levado em consideração para avaliar a sua importância. Por conseguinte, o mesmo "valor" foi dado para um livro ou um artigo, uma vez que o que se busca distinguir o trabalho tenha feito uma maior contribuição para a ciência da consciência. Assim, a relevância maior foi dada aos aspectos descritos a seguir, e não à extensão da obra.
  • No contexto do Prêmio Científico IAC, a forma, o que inclui a linguagem e estilo de escrita, foram consideradas de menor valor do que o conteúdo (embora ambos foram avaliados). Portanto, uma nova palavra (isto é, um neologismo) não foi necessariamente tomada com mais peso ou mais importância, a menos que um novo conceito valioso foi associado a ela, fazendo relevante contribuição à Conscienciologia.
  • Em resumo, o trabalho que tenha promovido (1) uma maior compreensão dos conceitos conhecidos, (2) a criação de novas abordagens, técnicas ou teorias, ou (3) a conjectura de conceitos importantes, foi tido como mais relevantes no contexto deste concurso.


SISTEMA DE TRABALHO

Os árbitros receberam uma cópia de cada trabalho apresentado e um formulário (Ficha de Avaliação) para examinar o trabalho de acordo com critérios específicos. As fichas de avaliação, com todos os campos que se referem à classificação do trabalho realizada pelos árbitros, adequadamente preenchidas, foram devolvidas pelos avaliadores diretamente para a Assistente do Depart. de Pesquisa e Gerente do Prêmio Científico IAC, Ana Gastón, quem fez um excelente trabalho.

Visando a reforçar a neutralidade da análise e os resultados ainda mais, o comitê científico e comissão julgadora foram compostos por indivíduos de diferentes culturas e línguas, representando muitas das organizações que trabalham dentro de Conscienciologia, assim como por indivíduos com outros paradigmas de trabalho.


SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Cada aspecto analisado na respectiva ficha recebeu um "peso" específico. Quando um membro da comissão avaliava um aspecto e o colocava no campo adequado, a ficha, em Excel, calculava automaticamente a classificação final,  levando em consideração o peso específico dado a cada aspecto analisado.

Depois de todos os membros da comissão devolverem as suas fichas de avaliação em Excel para todos os trabalhos candidatos ao prêmio para a "gerente de fluxo de trabalho", Ana Gaston, estas foram compilados para alcançar uma pontuação total de cada trabalho.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os seguintes aspectos foram avaliados:

  • Relevância para a Conscienciologia (peso: 4);
  • Originalidade e inovação (peso: 4);
  • Qualidade de pesquisa (peso: 4);
  • Consistência (peso: 3);
  • Estrutura, organização, apresentação de trabalho e estilo (peso: 2);
  • Impacto e os benefícios para a ciência geral (peso: 2);
  • Complexidade do tema de pesquisa (peso: 1).

Observações:

  1. Cada um dos aspectos acima foi minuciosamente descrito e exemplificado, para assegurar um entendimento uniforme de todos os árbitros/avaliadores.
  2. Apenas os árbitros avaliaram as obras e deram notas. Nenhuma outra pessoa de qualquer instituição conscienciológica (IC) e nem mesmo da IAC interferiu nos resultados.
  3. Representantes das diferentes ICs compuseram o comitê científico, dando uma cobertura mais ampla e imparcial aos resultados.

Gostaríamos de agradecer aos autores que candidataram as suas obras e também de expressar nossos sinceros agradecimentos a todos os que contribuíram para este projeto, especialmente os membros da comissão avaliadora, que dedicam seu tempo para realizar a análise das obras.


VENCEDOR

Temos o prazer de informar que o vencedor da terceira edição do prêmio foi o Sr. Marcelo da Luz, por seu trabalho "Onde a Religião Termina?", seguido pelo segundo lugar, Sr. Luis Minero, com o seu livro “Demystifying the Out-of-Body Experiences – A Practical Manual for Exploration and Personal Evolution”, e pelo Dr. Massimiliano Sassoli de Bianchi, pelo seu artigo “From Yoga’s pranayama to Conscientiological VELO: a proposal for an integrative technique”.

A IAC felicita Marcelo da Luz pelo seu excelente trabalho, vencedor do prêmio, bem como Luis Minero e Massimiliano Sassoli de Bianchi por suas contribuições excepcionais.

Agradecemos também a todos aqueles que candidataram os seus trabalhos para o 3º Prêmio Global IAC para Contribuição Científica em Conscienciologia.

VENCEDOR:
MARCELO DA LUZ
Trabalho:
Onde a religião termina?
Formato:
Livro

2º lugar:
Luis Minero
Trabalho:
Demystifying the Out-of-Body Experiences – A Practical Manual for Exploration and Personal Evolution
Formato:
Livro

3º lugar:
Massimiliano Sassoli de Bianchi
Trabalho:
From Yoga’s pranayama to Conscientiological VELO: a proposal for an integrative technique
Formato:
Artigo, publicado no Journal of Conscientiology


CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

Por favor, notem que a cerimônia de entrega do prémio ao vencedor do concurso ocorrerá durante o 1º Congresso Internacional de Conscienciologia (CIC), que será no Campus de Pesquisa IAC em Portugal de 22 a 24 de maio de 2015.

Gostaríamos de convidá-lo(a) para participar da 1º CIC. Será um prazer recebê-lo(a) no Campus da IAC.

Com os melhores votos para as suas futuras gestações mentalsomáticas,

Analaura Trivellato
Director, Dept of Research and Scientific Communication
science@iacworld.org
 

IAC Research Campus
Department of Research and Scientific Communication
Herdade da Marmeleira
EN 18, km. 236 – Cx. 06
7100-500 Evoramonte - Estremoz
Portugal
www.iacworld.org

IAC Department of Research and Scientific Communication